Talento ou esforço?
- irisserram
- 5 abr 2022
- 2 Min. de lectura

Uma pessoa talentosa pode se converter em uma pessoa esforçada, assim como uma pessoa esforçada pode se converter em uma pessoa talentosa. Mas, as duas moram em mundos diferentes.
O talento se considera - ao menos para mim- uma habilidade natural com que você nasceu, ainda que muitas pessoas possam ter nascido com um talento natural mas não tenham sabido aproveitar.
Por um lado, o esforço é o tempo e disciplina que você dedica a algo. Entao. O que é mais importante? Na minha opinião, o nível de esforço com o que você faz alguma coisa pode chegar a se converter em um talento. É certo nos termos diferentes tipos de talento. Não é o mesmo falar sobre o talento pintando ou desenhando que falar sobre o talento criando poemas, por exemplo. O primeiro precisa de habilidades motoras mas o segundo é uma questão de criatividade e imaginação. Poderíamos assim diferenciar entre talentos do hemisfério esquerdo e o hemisfério direito? Poderiamos.
A capacidade dos hemisférios para trabalhar pode ser treinada, tanto assim como para se converter em um talento? Eu também acho que depende muito da pessoa. Vários fatores entram em jogo: a motivação, a disciplina, o tempo, a prática, a ajuda, a independência, entre outros.
Por outro lado, é possível ter talento e desaproveitar? É.
Nessa situação, os mesmos fatores que estava falando antes continuam em jogo. Vamos imaginar: uma pessoa nasce com o talento para cantar, mais, na sua adolescência não dedicou o tempo para desfrutar disso, não tinha a motivação de ir a aulas de canto, nem a visão futura sobre aproveitar o seu talento e ser cantor. Então, sem esse esforço, o talento segue vivo? Possivelmente, mas com certeza desaproveitado. Também temos que considerar que talvez a pessoa seja talentosa para cantar mas não gosta disso. E tá bem!
Em conclusão, o talento e o esforço são conceitos diferentes mas o esforço pode desenvolver um talento, da mesma forma que sem esforço, o talento pode morrer.
No sé si soy talentosa en idiomas pero esforzada sí.... aquí va mi primer artículo escrito en portugués. Continuamos con el aprendizaje :)
A relação entre esforço e talento apresentada é muito interessante, principalmente na parte em que o texto diz que o desenvolvimento eficaz de um talento depende do esforço e vice-versa.
Parabéns pela mensagem e continue com o ótimo trabalho!